MODA

Estampa Lettering: A Moda das Camisetas com Frases e Mensagens

Com o passar do tempo, a moda tem sido cada vez mais democrática. Já foi a época em que ser estilosa e chique englobava usar salto alto e vestido. Não estamos dizendo que esse conjunto não é ótimo! Mas, atualmente, há diversas maneiras de se estar bem vestida.

Uma peça que tem ganhado muito espaço entre as tendências é a camiseta. Também conhecida como T-shirt, ela deixou de ser considerada muito simples, ou ‘sem graça’, para compor o look de diversas celebridades e integrar nossa listinha (mental) de roupas queridinhas.

Mas não é qualquer camiseta que está na moda! O destaque, agora, é para aquelas que trazem frases descoladas, engraçadas, ou ainda mensagens fortes. Por isso, nesse artigo nós vamos falar sobre a Estampa Lettering!

De onde veio a camiseta?

Há muitos (muitos mesmo!) anos atrás, os romanos usavam túnicas conhecidas como Camisias. Essas túnicas eram tecidas em linho e tinham sempre a cor branca. Porém, tanto lá na Roma antiga, quanto nos séculos seguintes, essa peça que lembrava a camiseta era usada como roupa íntima e não devia ficar à mostra.

As camisetas só começaram a aparecer mesmo, quando usadas pelos soldados da Marinha americana. Feitas de algodão, eram mais confortáveis e chegaram aos armários comuns, com o fim da guerra.

Nas telas do cinema que foram se popularizando, com ícones como Marlon Brando, James Dean e Brigitte Bardot (a mesma diva que propagou o xadrez Vichy!).

As mensagens nas camisetas

As primeiras mensagens em camisetas eram relacionadas ao exército ou a propagandas políticas. No entanto, a partir das décadas de 1960 e 70, as t-shirts viraram principalmente com manifestos e alusões a bandas.

Nos anos 1990 a logomania surgiu com a geração de yuppies, que era super consumista e ostentava logotipos de grandes marcas. Atualmente, as camisetas evoluíram e carregam mais que propagandas.

Elas trazem manifestos a favor dos direitos humanos, referências a músicas e séries de TV, além de muitas piadas!

Curiosidade

O termo T-shirt surgiu do formato que essas camisetas tinham: o da letra T. Com as mangas mais curtas que o tronco, a ilusão de um T uniu-se à palavra camiseta em inglês (shirt) e originou o nome que conhecemos (dessa peça que amamos!).

Como as estrelas usam essa moda?

As camisetas com frases e mensagens são peça-chave nos looks das mais diversas celebridades. Temas complexos da sociedade, que são debatidos nas redes sociais, aparecem nas camisetas das estrelas, como forma de se posicionarem. Muitas delas já propagaram discursos feministas ou ambientalista, por meio das roupas.

Além de conhecermos um pouco mais nossos ídolos dessa forma, a atitude é muito legal, porque nos estimula a se posicionar por meio de nossos estilos também!

É muito legal conhecer uma pessoa que tem na camiseta aquela frase que você ama, não é mesmo? Ou, então, descobrir que aquela estrela da música ou dos filmes compartilha das mesmas ideias que você. A questão é que essa moda incrível pegou geral! Dá uma olhada:


Aqui, vemos três celebridades desfilando camisetas com frases de efeito. Esse é um dos formatos de camiseta mais populares atualmente e costuma trazer mensagens mais forte, com maior relevância social.

Enquanto a cantora Preta Gil aposta no camisetão, para incentivar que as pessoas sejam elas mesmas, as demais adotam discursos feministas. A modelo Cara Delevigne defende que é ela quem determina as regras do próprio corpo, em uma camiseta estilo cropped (com uma frase beeeem ousada!). A também modelo Naomi Campbell faz a linha da brasileira no comprimento da camiseta, mas traz as mangas dobradas e o letreiro: Mulher Fenomenal.

Já nessas imagens, vemos um estilo diferente de estampa. Foi desse formato que surgiu o termo lettering, que tem a ver com desenhar as letras.

A atriz Bryce Dallas veste uma camiseta cinza, que traz palavras formando o desenho de um pirulito. Seguindo essa linha, a jovem Maisa combina diversos desenhos e letterings em uma única camisa branca. Já Sophie Charlotte faz a clean, com um letreiro bem desenhado (lindo!) em preto, sob o branco da camiseta.

Mas essas não são as únicas maneiras de usar a moda Estampa Lettering. Direto das redes sociais, trazendo toda a modernidade para os looks, muitas celebridades investem nas hashtags. A maioria delas é de programas e campanhas sociais, como nesses casos de Giovanna Ewbank, Alicia Keys e Sophia Abrahão.

Onde eu encontro as camisetas?

Filmes – As camisetas de filmes e séries são super tendência e você pode fazer um look super descolado com elas. Escolha o seu personagem preferido e vista a sua mensagem!

COMPRAR CAMISETA AQUI!

Idiomas – Uma camiseta em outro idioma dá um ar elegante compondo muito bem com jeans, blazer e um scarpin, por exemplo. É a escolha ideal para quem ama de viagens!

COMPRAR CAMISETA AQUI!

Desenho – Se você quer um estilo mais focado no lettering, aposte naqueles que misturam letras desenhadas, com figuras. Essa mistura é a mais moderna de todas.

COMPRAR CAMISETA AQUI!

Motivacional – Quer passar mensagens animadas de motivação e afirmação? Vá de camiseta, também. Esse é mais um caso que vai muito bem em tudo: academia, café da tarde, cineminha…

COMPRAR CAMISETA AQUI!

Composição – Aqui nós trouxemos duas peças que vão compor muito bem com qualquer dos estilos de camiseta que você escolher. A primeira é um vestidinho preto de sobreposição, com decote V. Lembre-se de usá-lo com camisetas mais coloridas, para dar um up! A outra dica é um jeans skinny long azul. Essa peça é daquelas que combinam com camiseta, salto alto e bomber pra noite e sandália, camiseta e óculos, pro dia.

COMPRAR VESTIDO AQUI!
 COMPRAR CALÇA AQUI!

As camisetas são confortáveis e lindas. Com lettering, então, ficam totalmente na moda. Por isso, não vamos deixar de usar essa tendência, certo?

Se você já usa e abusa desse estilo, conta nos comentários com o que você compõe sua camiseta?

Previous Post5 Looks Inspiração para Primavera/Verão
Next PostJaqueta de Couro: A Peça Coringa pra Qualquer Look