MODA

Xadrez Vichy: A Estampa de Piquenique é Tendência Primavera/Verão

Com as temperaturas altas de norte a sul do Brasil, quase não foi possível aproveitar os benefícios do frio. Leia-se: casacos glamorosos, mantas elegantes e botas, muitas botas.

Mas já que o clima está pedindo, nós aproveitamos para falar das tendências primavera/verão. Passou rápido esse inverno, né? Então, aproveita o último mês dessa estação, e prepara o armário para o que está por vir.

Um dos queridinhos da primavera/verão 2017/2018 é o xadrez Vichy (também conhecido como Gingham). Sabe aquela estampa bem marcada, com fundo branco, que lembra uma mesa de piquenique? É essa mesma.
Confere um pouco mais sobre esse xadrez que está voltando com tudo!

Qual a origem do xadrez Vichy?

A finesse do xadrez Vichy vem de berço. Ele surgiu em uma cidade, de mesmo nome, no centro da França. O lugar era conhecido por fabricar um tecido de algodão com essa padronagem, para aventais e camisetas.

Suas primeiras experiências na moda feminina foram por volta da década de 1930. Ele estampava vestidos elegantes, normalmente bem acinturados, com saias em comprimentos midi e maxi.
Sabe aquelas mulheres de antigamente, elegantes e delicadas? Ali estava o xadrez Vichy.

Estampando o cinema

Foi por volta de 1950 que essa estampa chegou ao seu auge. Já era utilizada em vestidos bem rodados, saias e outras peças. Um formato que costumava acompanhar o Vichy, era o babado.

Mas quem eternizou esse xadrez como chic e estiloso foi a diva do cinema Brigitte Bardot. A atriz chegou a ser considerada um dos cem nomes mais influentes da moda, pela revista Time. E, foi isso que ela fez no filme E Deus Criou a Mulher (1956), ditou tendência.

Tanto em seus filmes, como no dia a dia, a musa ostentou diversos padrões de xadrez Vichy. Mas o ápice dessa estampa no corpo de Brigitte Bardot, foi o seu vestido de noiva, do casamento com Jacques Charrier: todo em Vichy!

Estilos diversos

A partir daí o xadrez Vichy seguiu tendo altos e baixos na moda. Do estilo mais pin up, foi aderido pela cultura folk. Assim, passou a aparecer junto a botas de couro, jeans e franjas.

Mas, após 2010, foram surgindo outras opções de looks, estilos e combinações para esse xadrez. Ele retornou gradativamente para as passarelas, pelas mãos de estilistas como Michael Kors e Diane Von Furstenberg.
Atualmente, na coleção 2018, ninguém menos que Carolina Herrerra trouxe de volta a moda Vichy!

As estrelas aderiram essa estampa?

Sim. As celebridades já estão desfilando de xadrez Vichy, e olha que a primavera ainda nem começou!

Dá uma olhada em como as divas da música e das telinhas usam essa estampa!

Rainha do xadrez Vichy

Mal começamos a falar das estrelas que usam o Vichy e já podemos dar uma coroa para a cantora Miley Cyrus! Com origens no folk, em função do estilo de seu pai, ela adora a estampa.


Com total segurança, a cantora mistura o xadrez Vichy com babados e aposta na padronagem minimalista. Isso provavelmente se refere ao estilo mais sweet que Miley está fazendo agora e que combina perfeitamente com esse tamanho de xadrez.

Além disso, a loira não tem medo de investir nas cores. O Vichy colorido traz um ar leve e descontraído para o look. Nesse ritmo delicado e inovador, a cantora aposta ainda em um acessório em xadrez: um sapato Vichy em preto e branco.

Mas não é só Miley Cyrus que curte essa estamparia. A atriz Reese Witherspoon também aposta muito no xadrez Vichy, em seu dia a dia.

A nossa eterna Legalmente Loira compõe muito bem seus looks com essa estampa. Sempre com um batom combinando ou um acessório, ela faz o estilo romântico.

Como não tem um corpo muito desenhado, ou curvas acentuadas, a atriz investe em peças acinturadas e tem um segredinho extra: a estampa max. Quanto maior o tamanho do xadrez Vichy, mais ele amplia as suas formas (por isso, fique atento nesse detalhe!).

Totalmente democrática, essa estamparia não combina apenas com as loiras. Tem muita morena arrasando com o xadrez Vichy, também, como é o caso da diva da música Rihanna, da protagonista de Pretty Little Liars, Shay Mitchell, e da Ísis Valverde.

Onde encontro essas peças?

Agora, você já viu que essa estampa não serve apenas para lembrar um piquenique, não é mesmo? Ele traz leveza e frescor ao look, assim como vimos no corpo das mais diversas celebridades.

Então, que tal começar a montar o seu estilo em xadrez Vichy? Confere as nossas dicas!

Acessórios – Vamos começar indicando acessórios? Sim. Isso, porque essa é a melhor maneira de introduzir o Vichy nos looks.
Comece utilizando aquele pretinho básico e dando um toque estiloso com uma sandália estampada nesse xadrez. Ou, então, invista em uma camisa branca, com uma faixa em Vichy.

Comprar Sapato AQUI!        |       Comprar Faixa AQUI!

Camisa – Uma camisa com padronagem Vichy colorida é tudo que você precisa. Ela pode estar presente num look para passear com as amigas, ou até num date com o boy. Abuse dessa peça!

Comprar Camisa AQUI!

Blusa estampada – Que tal investir na mistura do Vichy com outras estampas? Aqui mostramos um exemplo em que ele compõe super bem com floral e renda.

Compra Blusa AQUI!

Calça – Para montar seu look perfeito com as peças anteriores, sugerimos essa calça preta linda e confortável!

Comprar Calça AQUI!

Vestido – Já passamos as etapas mais simples, então que tal uma única peça de arrasar? Dá uma olhada nesse vestido que combina todas as tendências e é divino.

Comprar Vestido AQUI!

 

E, aí, perdeu o medo de usar o xadrez Vichy, né? Ótimo! Porque com a primavera chegando, você deve estar preparada para arrasar. Afinal, as passarelas criam e a gente copia!

Mas, falando sério, agora: o importante é você estar se sentindo bem. Então, opte por peças que te deixem confortável e confiante. Com certeza alguma das padronagens Vichy vão combinar com o seu estilo!

Previous PostModa Jeans: Peças-Chave que não Podem Faltar no seu Armário
Next PostLook do Dia: Blusa Xadrez Vichy e Calça Destroyed