MODA

Decote Ombro a Ombro: Tendência Ciganinha Segue em Alta

Vestir-se bem não é simples. Essa prática é algo que aprendemos com o tempo, após muitos erros, testes e dicas. Acontece, muitas vezes, de termos um armário lotado e sentirmos que não há nada legal para vestir (já passou com você, certo?).

Isso ocorre por não sabermos escolher e comprar corretamente. Assim, ficamos cheias de looks e, também, de dúvidas. Porém, existem peças que podem solucionar esse problema.

Sabe aquela roupa que combina com diversos estilos e estações? Sim, ela é a salvação. E é por isso que, nesse artigo, vamos falar dele: o decote ombro a ombro!

Referências do decote ciganinha

O decote é um recurso da moda que tem tudo a ver com o empoderamento feminino. No período vitoriano, eles focavam no corpo perfeito. As mulheres utilizavam espartilhos para afinar a cintura e projetar os seios. Com o passar dos tempos, o decote evoluiu para diversos formatos, nos quais a mulher pudesse escolher o mais bonito e confortável.

O ápice

Nos anos 1970, quando a moda hippie ganhava força no Brasil, o decote ombro a ombro (também conhecido como ciganinha) chegou com tudo. Ele veio – diretamente – da cultura cigana, que também se difundiu nas tendências dessa época.

Esse estilo hippie se manteve em 1980 e foram adicionados outros tantos. Evoluindo, aí, a diversidade na moda. Em 1990, o decote ombro a ombro já desfilava no corpo de atrizes como Letícia Spiler, a Babalu da novela Quatro por Quatro.

O retorno

Com o passar dos tempos, a modernidade tomou conta, deixando as tendências mais padronizadas. Porém, atualmente, as roupas estão relembrando, cada vez mais, a liberdade da década de 1970.

É assim que o decote ombro a ombro está novamente em blusas, vestidos e macacões. Ele voltou com tudo, mostrando que as mulheres podem deixar o colo à mostra com elegância e delicadeza.

As celebridades investem no decote ombro a ombro

Esse estilo que valoriza (e muito) o corpo feminino tem sido super usado pelas estrelas. O destaque do decote ombro a ombro são as peças únicas. Os vestidos ficam tão lindos com esse detalhe, que são os campeões no corpo das celebridades.

Uma das queridinhas da televisão brasileira nos últimos anos aposta totalmente nessa tendência. Camila Queiroz, que eternizou o tipo meiga e abusada de Angel, na novela Verdades Secretas (2015), é a rainha do ombro a ombro! A morena esbanja talento e beleza, atualmente, na novela das 19h.

Mas não é somente em solo brasileiro que as roupas estilo ciganinha tem suas divas. E, mantendo o costume americano, as famílias milionárias ditam a moda internacional, como já mostramos nesse artigo sobre a moda jeans.

A modelo Bella Hadid, irmã mais nova de Gigi Hadid, ama essa tendência. Ninguém melhor do que a estrela para entender do assunto. Isso porque ela já desfilou para a Victória Secret’s, Dior, Chanel, entre outras grifes chiquérrimas.

Bella usa muito o decote ombro a ombro, tanto nos red carpets, como no dia a dia. Ela combina muito bem essa moda com recursos como a transparência, os acessórios ou, ainda, o pretinho básico.

O fato é que as roupas ciganinha chegaram para ficar. E são diversos os exemplos de gatas famosas que apostam nessa tendência. Dentre elas estão as atrizes Emilia Clarke, Lupita Nyong’o e Larissa Manoela.

A primeira, estrela de Como Eu Era Antes de Você e Game of Trhones, aposta na composição do decote ombro a ombro com transparência e renda rosa. Aqui, a blusa é quase uma open shoulder, porém com alças quase imperceptíveis, deixando mesmo muito mais que os ombros à mostra.
A segunda, vencedora do Oscar por 12 Anos de Escravidão, usa um vestido midi branco, com óculos escuros.
E a terceira, a queridinha da novela Carrossel, vem de floral, listras e uma bolsa tiracolo verde.

Encontre e use a moda ombro a ombro

Já vimos de onde surgiu, como usar e os looks das celebridades com essa tendência, não é? Então, é hora de encontrar aquela peça com decote ombro a ombro que é a sua cara! E nós temos muitas dicas!

Vestido – Que tal fazer a Bella Hadid e investir em um pretinho básico? Essa opção permite usar a tendência ombro nas mais diversas situações e compor um look com o seu estilo!

COMPRAR VESTIDO AQUI!

Body – Essa dica traz um recorte mais arredondado que é lindo demais! Para completar, aposta, ainda, na combinação com babados!

COMPRAR BODY AQUI!

Macacão – Essa peça é uma surra de estilo! Um macacão que não basta ter decote ombro a ombro para ser tendência. Tem, também: babado e modelagem flare.

COMPRAR MACACÃO AQUI!

Top – A cara da ousadia! Quem curte fazer a sexy tem tudo a ver com essa peça. Barriguinha de fora e muita renda dominam esse top.

COMPRAR BLUSA AQUI!

Acessórios – Para compor vários looks com as peças acima, trouxemos duas dicas. A primeira é uma choker com várias opções de uso, para valorizar a área que está exposta. Com a mesma intenção, a segunda é uma bolsa tiracolo que tem a alça trabalhada em metal.

COMPRAR CHOKER AQUI!           |          COMPRAR BOLSA AQUI!

O decote ombro a ombro, ou ciganinha, valoriza muito o colo da mulher. É uma área bonita, elegante de se mostrar e que merece essa atenção. O estilo chique que esse recurso traz para os looks é incomparável.

E, agora, que você já sabe tudo sobre ele, se joga nessa moda e já vai treinando para o verão. Vem muito decote ciganinha por aí, ainda!

Qual das celebridades que mostramos escolheu melhor a sua peça ombro a ombro? Deixe sua opinião nos comentários!

Previous PostLook do Dia: Cores Neutras!
Next PostLook do Dia: Básico e Confortável